Departamento Contábil
O Departamento Contábil tem por objetivo elaborar as demonstrações contábeis de sua empresa. Estas são de suma importância tanto pela exigência legal quanto para a tomada de decisões.
Para obter sucesso em um negócio é importante planejar e traçar metas. E esse é o objetivo da equipe Seculus, ou seja, preparar demonstrações de acordo com as normas contábeis exigidas pela legislação e também relatórios gerenciais que possibilitem a leitura e interpretação por parte dos sócios, não sendo necessário que estes entendam da parte técnica contábil.
A lei exige a manutenção e guarda de livros contábeis (Diário e Razão). Todo o movimento da empresa é digitado em nosso sistema a fim de compor tais livros.
Os balancetes periódicos são levantados à medida da necessidade de cada empresa. A grande maioria das empresas tem por obrigatoriedade o levantamento de Balanço Patrimonial anual, que é resultado do balancete.
Porém, os sócios precisam saber de resultados e valores, como custos e despesas; ou a empresa precisa de um balancete atualizado para enviar ao Banco a fim se obter financiamento. Seja qual for a situação é comum a necessidade de se levantar um balancete antes do fechamento periódico convencional da empresa, serviço este efetuado pela Seculus. Resumidamente, é composto pelo ativo, passivo, patrimônio líquido e pelas contas de resultado (custos, despesas e receitas).
O Balanço Patrimonial faz parte das obrigações da empresa, devendo ser finalizado por períodos que irão depender de seu regime de tributação e também da necessidade de cada cliente. É composto por ativo, passivo e patrimônio líquido e tem por objetivo mostrar a situação econômico-financeira da empresa na data de seu encerramento. É importante para os sócios analisarem a situação em que a empresa se encontra para decidirem qual caminho tomar. Também exigido por terceiros para determinados negócios, como financiamento, fornecimento de mercadorias, etc. Complementa o Balanço Patrimonial a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
A Demonstração do Resultado do Exercício é a peça contábil que complementa o Balanço Patrimonial indicando como a empresa chegou a determinado resultado, seja lucro ou prejuízo. Possui total de receita bruta, custo da atividade, receita líquida, despesas administrativas, despesas operacionais, lucro antes dos impostos (IRPJ e CSLL) e, por último o lucro líquido ou prejuízo.
O registro do ativo adquirido para empresa é feito em nosso sistema a fim de controlar seus bens que compõem o ativo permanente na contabilidade e também controlar sua depreciação. A depreciação é a desvalorização do bem com o uso e o tempo de vida útil, sendo permitida por lei utilizar o valor depreciado por período como despesa para empresa. Uma vez registrado em nosso sistema, a Seculus controla a situação dos bens da empresa e os atualiza na contabilidade, escriturando-os adequadamente.
O Fluxo de Caixa é mais uma demonstração contábil útil para tomada de decisões pelo (s) sócio (s) da empresa, pois é feita a projeção futura do comportamento do caixa da empresa, sendo assim possível fazer planejamentos e/ou alterar metas e procedimentos.
O SPED Contábil ou ECD (Escrituração Contábil Digital) é um sistema público de informações da Receita Federal criado para as empresas escriturarem seus livros diretamente nos computadores daquele órgão, com a possibilidade de futuramente algumas obrigações acessórias não serem mais exigidas, assim como os livros contábeis impressos. São obrigadas à entrega do SPED Contábil empresas enquadradas no Lucro Real e no Lucro Presumido (esta última para empresas que distribuam lucros aos sócios além da parcela isenta). Portanto, é imprescindível que sua empresa tenha uma contabilidade adequada e atualizada. O escritório contábil precisa ter um sistema avançado para atender a exigência e estar preparado.
São relatórios feitos para auxiliar o gestor da empresa na análise das informações contábeis, Dentre eles temos: comparativo de períodos, comparativos de regime de tributação (planejamento tributário), análises percentuais de custos e despesas em relação às receitas, análise completa do comportamento das contas e seu reflexo para a empresa, entre outros.
Além dos relatórios padrões, podemos elaborar qualquer outro mediante necessidade e solicitação de sua empresa, seja algum outro tipo de comparativo ou mesmo algum relatório simples somente com os dados que interessam para determinada análise.